Você sabia que terapia floral faz parte das práticas integrativas do SUS desde 2017? O Ministério da Saúde entende que terapias baseadas em conhecimentos tradicionais, são capazes de auxiliar na prevenção e tratamento de diversas doenças, como depressão, hipertensão e muitas outras e essa é uma ótima notícia!
Esse casamento entre as terapias integrativas com a medicina, é muito benéfica para todos. Significa uma maior humanização dos atendimentos médicos e o mais importante: abre portas para que os tratamentos aplicados levem em consideração o paciente como um ser integral que é.
Há muito tempo as terapias integrativas observam e cuidam dos processos emocionais e a forma como ele impactam o corpo, enquanto a medicina cuida da doença já manifestada. Um tratamento não exclui o outro, mas eles se complementam por uma recuperação mais rápida e plena do paciente e principalmente, cuidam para que o quadro não volte a se repetir.
A terapia floral possui uma abordagem preventiva, que busca mecanismo para cuidar das doenças de forma natural e com o foco na causa, e não no sintoma, além de possuir uma inerente escuta empática. Os florais também são capazes de atender as necessidades de todas à todas as pessoas e tais característica estão alinhadas com os princípios de SUS que são: a universalização, equidade e a integralidade.
A medicina muitas vezes é acusada de possuir um olhar parcial e meramente biológico ao analisar uma doença e um paciente. Essa visão fragmentada do indivíduo tem se mostrado cada vez mais ineficiente e o fato da terapia floral estar inserida no SUS, é um alívio para todos que acreditam que uma saúde plena, começa no entendimento e tratamento do ser humano como corpo e mente que atuam de forma integral!
Os florais não agem no organismo à partir de substâncias químicas e sim devido a energia vital proveniente das flores usadas para a fabricação dos florais, que atuam nos corpos sutis do paciente, por ressonância, auxiliando no despertar da virtude que cada um possui. Florais atuam nos corpos físico, mental e vibracional, cuidado da sua saúde de forma integral.
A inserção da terapia floral no SUS é uma oportunidade para aqueles que não podem acessar um terapeuta através de um atendimento particular. Além de aproximar a população de terapias naturais, também possibilitam o acesso das pessoas a mais uma ferramenta de autoconhecimento. As essências florais atuam diretamente na parte emocional e trabalham nossas virtudes, trazendo mais equlíbrio e bem-estar.
Essa não é uma ótima notícia? Quer saber mais sobre a terapia floral e os seus benefícios? Me acompanhe no Instagram ou agende a sua sessão.