Fazer um ritual de final de ano nada mais é do que separar um tempinho para uma conexão com o nosso Eu interior e refletir como foi o ano que está terminando, e o que se quer co criar para o próximo (nossa intenção e pensamento tem poder).
Sugiro fazer isso num momento em que possa estar sozinha, desligar o celular e com tempo para estar em sua própria companhia. Pode ser em casa ou num local tranquilo na natureza (uma praia, cachoeira, parque, jardim de casa). Pode ascender um incenso de limpeza, de harmonização, palo santo, levar seus cristais, um papel e lápis.
Gosto muito da ideia de escrever uma carta agradecendo o que foi vivido em 2020, porque mesmo tendo sido um ano de muitos desafios sempre há o que agradecer – não cancele o ano que muito te ensinou. E depois escrever uma carta com os desejos e propósitos para 2021, uma vez que é importante saber o que queremos plantar e co criar em nossas vidas.
Para quem gosta de oráculos também é legal tirar uma carta de mensagem para o próximo ano e anotar o que saiu, porque acabamos esquecendo e podemos revisitar essa mensagem ao longo do ano, assim como a carta de intenções.
Ritualizar a vida é estar presente no aqui e agora, com intenção e usando os “instrumentos mágicos “ que ressoam com o nosso coração.